SOLUBILIDADE
Química Geral Experimental I
Turma P04
Docente: Giuseppe Abíola Câmara
Discente: Fernanda Hellen Souza de Oliveira
Discente: Vanessa Teixeira
Discente: Mariane Melo
SOLUBILIDADE
Campo Grande, 27 de junho de 2014.
Introdução: Sabemos que a solubilidade entre componentes de uma mistura depende de uma série de fatores, como por exemplo a polaridade, as forças intermoleculares, etc.
Na seguinte prática, visualizaremos as misturas de líquidos miscíveis ou imiscíveis de acordo com a polaridade e a interação de suas moléculas entre si.
Objetivo: Visualizar as interações que acontecem entre líquidos de uma mistura, sendo eles miscíveis ou não.
Conseguir conciliar a teoria com a prática.
Procedimento experimental: Materiais utilizados.
Utilizamos na prática.
1. 36 tubos de ensaio
Para o manuseio destes materiais é necessário todo o cuidado, pois possuem partes sensíveis que podem ser danificadas facilmente e para se obter excelência no estudo é necessário a visualização correta e em boas condições para não cometer eventuais erros de pesquisa.
F
Foi preparado pelo professor, gotejadores contendo cada um os solutos usados para a prática que foram: Metanol, Etanol, n-Propanol, iso-Propanol, n-Butanol, sec-Butanol, t-Butanol, n-Pentanol, Etileno glicol, Sacarose, Clorofórmio e Acetato de etila.
Os solventes usados foram: Água destilada, n-Hexano e Acetona.
Aplica-se 20 gotas de cada solvente para cada tubo de ensaio, ou seja, 20 gotas de água destilada em um tubo de ensaio, 20 gotas de n-Hexano em outro tubo de ensaio e 20 gotas de Acetona no terceiro tubo de ensaio.
Aplica-se 20gotas do soluto Metanol no tubo de ensaio contendo água destilada.
Aplica-se 20gotas de soluto Metanol no tubo de ensaio