Solubilidade
Solubilidade:
UMA QUESTÃO DE EQUILÍBRIO
Teixeira de Freitas-BA
2011
Introdução
A capacidade de uma substancia se dissolver em outra, pode ser definida como solubilidade. Porém existe um limite no que diz a respeito a dissolução, há um limite , um máximo de soluto que podemos dissolver em uma certa quantidade de solvente.
O equilíbrio de solubilidade é um tipo de equilíbrio heterogêneo, e está relacionado com a dissolução e precipitação de substâncias pouco solúveis.
Objetivo
. Estudar o equilíbrio de solubilidade de algumas misturas.
Procedimento Experimental
Materiais:
A - Colocar 30 ml de água em um copo e acrescente 2,5mL de tintura de iodo;
Agitar. A seguir, adicionar 20 ml de querosene e agitar bem durante 5 minutos. Anotar as observações.
B – Colocar 30 ml de água em um copo e acrescentar 50 ml de acetona; observar a mistura e, então, adicionar 4 colheres de chá de sal.
Agitar bem durante 2 minutos e observar. Anotar as observações.
Resultados
Procedimento A – A solução teve como resultado um sistema heterogêneo trifásico.
O iodo é uma substância apolar, que possui afinidade com o querosene. Quando o querosene é adicionado á tintura de iodo dissolvida em água, o iodo migra e sua concentração na água diminui. Então se produz iodo para repor o que migrou, ou seja, ocorre um novo equilíbrio na solução.
Procedimento B – Água e acetona são miscíveis e ambas são apolares. Mas, quando se acrescenta sal à solução aquosa de acetona, toda água dissolve o sal, e não tem mais disponibilidade para dissolver a acetona. Porém, nesse