Solubilidade
COORDENAÇAO DE PROCESSOS QUÍMICOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
MARCOS VINICIUS FELICIANO DA SILVA
MATHEUS FELIPE MILANO OLIVEIRA
SOLUBILIDADE
APUCARANA
2013
MARCOS VINICIUS FELICIANO DA SILVA, MATHEUS FELIPE MILANO OLIVEIRA.
SOLUBILIDADE
Trabalho de pesquisa apresentado à docente do curso de Tecnologia em Processos Químicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, como requisito para obtenção da nota parcial da disciplina de Química Orgânica I.
Profa. Dra. Lilian Tonin
APUCARANA
2013
1. INTRODUÇÃO 4
2. Objetivo 7
3. Materiais 7
6. Conclusão 9
1. INTRODUÇÃO
Embora também existam soluções sólidas, as soluções mais comuns envolvem um solvente líquido. Todos os dias dissolvemos substâncias em água, por exemplo, o sal de cozinha ou o açúcar. Para cada conjunto de condições existe uma quantidade limite de uma dada substância que se consegue dissolver num determinado solvente, e que se designa por solubilidade dessa substância nesse solvente. Definimos solubilidade como a capacidade de um composto em se dissolver em um determinado líquido. Quando falamos no grau de solubilidade de um determinado composto, devemos levar em conta vários aspectos. Por exemplo, a solubilidade pode ser alterada de acordo com uma mudança de temperatura, de concentração ou até mesmo uma mudança na pressão do ambiente, além de que a polaridade também afeta grandemente na solubilidade do composto.
. Conhecer a solubilidade de substâncias orgânicas em solventes orgânicos é de extrema importância para que se possam planejar diversas operações de laboratório. Neste relatório , os testes foram realizados com a intenção de se descobrir quais eram os compostos em cada recipiente. De acordo com a