Solubilidade e Ponto de Fusão e Ebulição
Solubilidade é a capacidade que uma substância tem de se dissolver em outra. Quando se fala de uma dissolução envolvendo sólido com um liquido existe um limite da quantidade de soluto que pode ser dissolvido em certa quantidade do solvente. (1)
A temperatura afeta a capacidade de dissolução de um solvente em relação a certo soluto, sendo assim, a cada temperatura teremos um determinado valor para a solubilidade.
As soluções podem ser de vários tipos em relação à capacidade de solubilidade, podendo ser insaturada (quando uma solução contem quantidade inferior de soluto que se pode dissolver no solvente), saturada (quando uma solução contem a quantidade exata de soluto que o solvente é capaz de dissolver), supersaturada (quando a solução contem dissolvida uma quantidade de soluto superior ao que é preciso para a saturação).(2)
Ponto de fusão é a temperatura em que uma determinada substância passa do estado solido para o estado líquido à determinada pressão. O ponto de fusão de uma substância pura é um valor constante, sendo assim a sua determinação constitui um dos métodos pelo qual se pode calcular o grau de pureza da substância. Por isso, quando se está determinando o ponto de fusão de uma determinada substância que se pensa ser pura e durante a sua fusão existirem variações de temperatura superior a 1oC, tal substância não pode ser considerada pura.(3)
Já o Ponto de Ebulição é a temperatura que uma substância líquida passa para o estado gasoso à determinada pressão. Quanto mais baixa for a pressão, mais baixo será o ponto de ebulição e vice-versa. Além da pressão, outro fator que influencia na determinação do ponto de fusão é a polaridade das substâncias. Quando a substância é polar, quanto maior o peso molecular maior será o seu ponto de ebulição. Já as substâncias de peso molecular próximo, a ramificação abaixa o ponto de ebulição. Quando a substancia for polar, quando o peso molecular for próximo, a mais polar possui maior ponto de