Solubilidade Limitada das Substâncias
Este experimento esta diretamente relacionado com a solubilidade limitada das substâncias, a mudança de volume da mistura e a alteração da temperatura. Ao formar soluções de ácidos e bases, podemos observar que se formam misturas homogêneas. A mistura homogênea é aquela cujas substâncias constituintes não podem ser identificadas, pois possuem as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Tais substâncias sofrem dissolução, ou seja, a sua mistura produz somente uma fase. Isso quer dizer que toda mistura homogênea é uma solução, logo, mistura homogênea é um conjunto de substâncias solúveis entre si. Foi o que ocorreu no caso da preparação de solução diluídas de ácido e base (NaOH e HNO3), onde eles eram o soluto, e a água destilada o solvente.
1.1 Objetivos
O principal objetivo deste experimento é o da preparação de uma solução aquosa diluída de um ácido forte, e o da preparação de uma outra solução aquosa diluída de uma base forte. Estas preparações devem ser realizadas pelos métodos da diluição de soluções concentradas em estoque, ou a partir do soluto sólido. O experimento também possibilita que o aluno torne-se apto a utilização de certos equipamentos e vidrarias do laboratório, como por exemplo, durante a transferência de volumes de líquidos com o auxilio de uma pipeta graduada, além da realização de cálculos na determinação de massas e a utilização de balões volumétricos para a preparação das soluções.
2 REVISÃO DA LITERATURA
Em Química, uma solução nada mais é do que uma mistura entre um soluto (disperso, em menor quantidade) e um solvente (dispersante, em maior quantidade). A solução pode também ser caracterizada por formar um sistema homogêneo e, em alguns casos, por ser impossível separar o disperso do dispersante. São compostas por moléculas ou íons comuns e podem envolver sólidos, líquidos ou gases.
O experimento de preparação de soluções diluídas de ácidos e bases requerem grande atenção