Solubilidade de compostos orgânicos
A reação de saponificação é qualquer reação de um éster com uma base para produzir um álcool e o sal de um ácido carboxílico. A reação consiste na desesterificação do triglicerídeo, na presença de solução concentrada de álcali forte (NaOH) sob aquecimento, liberando sais de ácidos graxos e glicerol. (RIBEIRO; SERAVALLI, 2007). Figura 1: Representação de uma reação de saponificação.
Quando um sólido é insolúvel, ele forma um precipitado, ou seja, ocorre uma reação de precipitação.
Os reagentes dessas reações são geralmente compostos iônicos solúveis em água. Quando são dissolvidos em água,consequentemente, dissociam-se para fornecer cátions e ânios apropriados. Se um dos cátions pode formar um composto insolúvel com um dos ânios na soluçao, ocorre uma reação de precipitação. (KOTZ; TREICHEL JR, 2006).
Para que ocorra a estabilização de uma emulsão do sabão, é necessário a formação de gotículas esféricas de óleo na água, devido ao fato de o sabão ser emulsificante. O processo de formação de micelas é denominado emulsificação. O sabão atua como emulsificante, ou seja, tem a propriedade de fazer com que o óleo se disperse em água na forma de micelas. (ALLINGER, 1976).
2. Objetivos
O objetivo deste experimento foi avaliar o comportamento dos sabões em soluções aquosas contendo ou não óleos e gorduras, reconhecendo as características de uma emulsão e sua importância na produção de alimentos.
3. Materiais
Parte I: Formação de sabão insolúvel
a) Reagentes e Soluções
- solução de sabão comercial
- solução de cloreto de sódio 35% (NaCl 35%)
- solução de cloreto de cálcio 10% (CaCl2 10%)
- ácido clorídrico 0,1N (HCl 0,1N)
b) Vidraria e instrumental
- 03 tubos de ensaio
Parte II: Estabilização de uma emulsão
a) Reagentes e Soluções
- óleo de soja
- solução de sabão comercial
- água destilada
b) Vidraria e instrumental
- 02 tubos de ensaio
- pipeta de 1 mL
- pipeta de 10 mL - conta-gotas ou