Solu Es
A experiência teve como objetivo estudar e comprovar, a partir dos experimentos realizados na pratica de soluções. Fazendo soluções aquosas para reagir com K2SO4 2,5%(m/v), HCl e água destilada com BaCl2 0,2 mol/L com agua destilada. A partir disso o produto de reação onde foi criado a partir da associação das reações e a concentração de soluto no volume da solução.
Introdução
Soluções são misturas homogêneas onde existem dois ou mais elementos, onde um é o soluto, e que estar em quantidade menos na solução e será disperso no solvente que conterá maior quantidade em relação ao soluto. As soluções são classificadas a partir do estado de agregação da solução, as propriedades e a proporção entre soluto e solvente.
A regra da solubilidade diz que uma substância semelhante tende a dissolver semelhante a mesma, o que quer dizer que, a substancia polar dissolve polar e apolar dissolver apolar, por isso podemos afirmar que para uma maior solubilidade é importante que as ligações intermoleculares sejam mais fortes.
Cada solução contém um ponto de saturação, com isso podemos determinar o coeficiente de solubilidade, que nada mais é, a quantia máxima que um soluto irá se dissolver em um solvente, quando esse ponto é ultrapassado temos a presença do corpo de fundo, ou em alguns casos uma substancia supersaturada onde, a solução está em um estado muito instável, e se que se sofrer perturbações fará com que haja corpo de fundo. Os fatores que mexem na solubilidade são: temperatura, pressão e polaridade.
Segundo Brady (1986), A pressão tem pouco efeito sobre a solubilidade de líquidos ou sólidos em solvente líquidos. A solubilidade de gases sempre aumenta com o aumento da pressão.
RUSSELL, J. B. – Química Geral. São Paulo: Pearson, 1994
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química; Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.