SOLOS
1. Processos específicos de geração de adição, remoção, ou transformação, de formação do solo. Os principais processos específicos de formação do solo são: latossolização, podzolização, heteromorfismo, e salinização. o clima e o relevo possuem fatores fundamentais para que ocorra estes processos assim desde o índice de precipitação ate o escoamento de água vão interferir na formação do solo.
2. *O clima é o fator que, mais contribui para o intemperismo. Ele determina o tipo e a velocidade do intemperismoem pois é o que mais tem fatores que contribuem para isso , como chuvas , vento etc
* A topografia regula a velocidade do escoamento superficial das águas pluviais juntamente com a vegetação presente no local assim controlando o arrasto de matéria naquele local.
*Organismos são os vegetais, animais, bactérias, fungos, etc os quais têm influencias dinâmicas nos processos de formação do solo. Pois esses organismos decompõe matéria orgânica , mudão sua composição química e física atuando assim como fatores na formação so solo
3.Horizontes: perfil do solo, aproximadamente paralelas a superfície do solo, que apresentam características morfológicas e atributos físicos, químicos e mineralógicos suficientemente distintos para individualizá-las segundo critérios morfogenéticos.
Camadas: Seção do solo que se diferencia das demais em seus atributos morfológicos em função das características do material herdado em contraposição aos horizontes que se diferenciam em função dos processos pedogenéticos.
Para definir um horizonte basta analisar as suas características no qual cada horizonte possui seu material de composição, já as camadas são notáveis a sua composição advinda da rocha de origem (material herdado)
4. Sim, é uma região onde os índices pluviométricos não são favoráveis à vida do solo. Existem outros fatores que contribui para esta e a ensolação causa assim como a topografia a falta de vegetação e uma quantidade alta de sal