Solos
Prof. José de Alencar Pinto Farage
Zoneamento interno do Globo Terrestre
(SBPC, 2000. Ciência Hoje na Escola, vol.10: Geologia)
A definição para solo pode variar em função da utilização que se dá ao mesmo:
Agricultura: estrutura utilizada para a produção agrícola; Engenharia civil: estrutura utilizada para suportar cargas ou para transformação em material de construção; Engenharia de minas: fonte de recursos minerais ou material inerte que dificulta a exploração de jazidas; Economista: fator de produção; Ecologista: componente da biosfera no qual se dão os processos de produção e decomposição, responsáveis pela reciclagem da matéria.
Solo é o resultado de uma ação combinada e concomitante de diversos fatores.
– – – – –
clima; relevo; material de origem; idade do solo; organismos vivos.
Ações Intempéricas:
Físicas; Químicas; Bológicas.
Ações Físicas
Erosão hídrica; Erosão eólica; Variações bruscas de temperatura;
Ações Químicas
Água contendo gás carbônico dissolvido sobre rochas calcárias;
Ações Biológicas
Ataque microbiológico (bactérias, fungos, actinomicetos): estruturação.
Composição média do solo
45% minerais; 25% ar; 25% água; 5% matéria orgânica.
Esta proporção varia de solo para solo, e, inclusive num mesmo solo.
Tipos de solo
Solos arenosos: Os solos arenosos têm boa aeração (macroporos), alta permeabilidade e baixa capacidede de retenção de água. Também possuem argila e outros compostos em menor percentagem. Solos argilosos: São pouco aerados, de baixa permeabilidade, porém, com grande capacidade de armazenamento de água (microporos).
Tipos de solo
Solos siltosos: Com grande percentual de silte, os solos siltosos geralmente são muito erodíveis. O silte não se agrega como a argila, sendo partículas leves e soltas, facilita o proceso de erosão. Solo humífero: Este tipo de solo apresenta um percentual maior de matéria orgânica em relação aos outros. É um solo