Solos Sedimentares
Definição
Os solos sedimentares ou transportados são aqueles que foram levados de seu local de origem por algum agente de transporte e lá depositados.Há quatro principais agentes transportadores:
- a gravidade, que forma o solo coluvionar;
- a água, que forma o solo aluvionar;
- o vento, que forma o solo eólico;
- as geleiras, que formam o solo glacial.
Solo ColuvionarO solo Coluvionar são aqueles cujo agente transportador é a gravidade, que faz cair massas de solo e rochas ao longo dos taludes. Também são conhecidos por depósitos de tálus (são formados pelo deslizamento de solo do topo das encostas). Ocorrem ao pé de escavações e encostas. Sua composição depende do tipo de rocha existente nas partes mais elevadas.
Os depósitos assim constituídos são formados por grãos de tamanho muito variável, inclusive blocos de rocha. Os grãos de argila são levados pelas enxurradas e carregados pelas ribeiras que descem a serra. Porém nem todo transporte coluvial é tão violento, pois podemos encontrar locais de topografia suavemente ondulada que é o resultado da erosão do topo dos morros e cuja deposição coluvial se deu nos vales.
Algumas características desse tipo de formação é a grande diferença de tamanho entre os grãos, pois a gravidade transporta desde grandes blocos de rocha até as partículas mais finas de argila.
Na construção civil estes solos normalmente são desaconselháveis para projetos de engenharia, pois são materiais inconsolidados, permeáveis e sujeitos a escorregamentos
Exemplo de solo coluvionar (tálus)
Formação de Solo ColuvialSolo Eólico
Os solos Eólicos são aqueles transportados pelo vento. Em virtude do atrito constante entre as partículas, os grãos de solo transportados pelo vento geralmente possuem forma arredondada.
Seus dois tipos mais comuns são as dunas (encontradas nas praias litorâneas) e os depósitos “loess” (não identificados no Brasil). Os ventos sopram sobre as areis e as carregam, indo depositar seus