Solos na midia
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
DISCIPLINA – ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS
Denison Lelis dos Santos
ENSAIO VISUAL
Belo Horizonte
Maio/2013
,
Introdução
Ensaios visual é um tipo de ensaio não destrutivos, baseado no uso correto da luz como um detector. Analisando-se a direção, amplitude e fase da luz difundida ou refletida pela superfície de um objeto opaco, ou transmitida por um meio transparente, visando verificar o estado físico do objeto analisado.
Ensaio
Tradicional
Onde a superfície a ser ensaiada for de fácil acesso o ensaio é realizado a olho nu, com ou sem o auxílio de lente de aumento, ou, até mesmo de uma câmara de vídeo entre outros instrumentos.
As superfícies sem acesso é usado endoscópios com fibras óticas rígidas ou flexíveis permitindo acesso a áreas internas. Os endoscópios mais modernos utilizam câmaras de vídeo de 6 a 8mm de diâmetro, guiadas para dentro da cavidade a ser examinada.
Avançado
Basicamente existem duas técnicas avançadas: exposição dupla e interferometria holográfica em tempo real.
A técnica da exposição dupla consiste em se obter duas exposições sucessivas da peça sob diferentes condições de tensões, na mesma placa holográfica. Quando a imagem é reconstituída iluminado-se a placa com raios-laser, as duas imagens virtuais interferem entre si dando origem a padrões claros e escuros que representam os pontos que sofreram as mesmas alterações. Através desta técnica os pontos de interferência são "congelados" pelo holograma podendo ser reconstituídos pelo computador a qualquer instante.
A técnica do tempo real é conseguida fazendo-se a interferência da imagem holográfica com a da peça ainda sob tensão mecânica. Esta técnica permite o desenvolvimento dos padrões de interferência que podem ser monitorados em tempo real. O grau de micro movimentos pode ser avaliado contando-se a quantidade de linhas de interferência do holograma.