solos de mangues e restingas
Introdução
Restinga :É uma planíce arenosa costeira de origem marinha, incluindo a praia, cordões arenosos,depressões entre cordões,dunas, margens de lagunas com vegetação adaptada as condições ambientais.
Origem sedimentar recente(início no périodo Quaternário) ,sendo que as espécies que ali vivem possuem mecanismos para suportar os fatores físicos dominantes como salinidade ,extremos de temperatura,forte presença de ventos,escassez de água,solo instável,insolação forte e direta entre outros.
Próximo slide
Manguezal :Manguezal é um ecossistema típico de áreas litorâneas, alagadas, onde há o encontro da água do mar com a dos rios dando um aspecto salobro à água dessas regiões.
Trata-se de ambiente com bom abastecimento de nutrientes, onde, sob os solos lodosos, há uma textura de raízes e material vegetal parcialmente decomposto, chamado turfa.
Mapa...***
Solos de Restinga
Os solos sob vegetação de restinga são arenosos, quimicamente pobres tendo como principal fonte de nutrientes o spray marinho.
“Restinga é uma palavra usada tanto para designar o tipo de vegetação costeira, como para referir-se às áreas costeiras de solo arenoso, de origem marinha, que formaram as planícies litorâneas” (CECCA, 1999).
A vegetação de restinga pode ser dividida em três tipos conforme à proximidade do mar:
Formações herbáceas: formada por espécies herbáceas e rasteiras, que caracteriza a vegetação das praias. Devido às condições peculiares deste ambiente (alta salinidade, solo muito pobre e arenoso, grande insolação e fortes ventos) esta vegetação desenvolve uma série de adaptações, como folhas pequenas e uma camada de cera, evitando a perda de água e menor contato com o vento.
Formações arbustivas: vegetação de pequeno porte. Ocorre nas dunas, distante do alcance das marés. No entanto, ainda enfrenta problemas de escassez de água, pobreza do solo, ventos e ainda a mobilidade das areias.
Formações arbóreas: localizada nas dunas fixas e nas áreas