Solos Argilosos
TECNOLOGIA DA ARQUITETURA E URBANISMO: FUNDAÇÕES
NITERÓI
2014
ANHANGUERA EDUCACIONAL
TECNOLOGIA DA ARQUITETURA E URBANISMO: FUNDAÇÕES
Estudo da utilização e adequação do solo para determinadas construções e o emprego de fundações aplicáveis ao seu uso, estrutura e sustentação.
NITERÓI
2014
SOLOS ARGILOSOS
O terreno argiloso caracteriza-se pelos grãos microscópicos, de cores vivas e de grande impermeabilidade. Como consequência do tamanho dos grãos, as argilas: • São fáceis de serem moldadas com água; • Têm dificuldade de desagregação. • Formam barro plástico e viscoso quando úmido. • Permitem taludes com ângulos praticamente na vertical. É possível achar terrenos argilosos cortados assim onde as marcas das máquinas que fizeram o talude duraram dezenas de anos.
Em termos de comportamento, a argila é o oposto da areia. Devido à sua plasticidade e capacidade de aglutinação, o solo argiloso é usado há milhares de anos como argamassa de assentamento, argamassa de revestimento e na preparação de tijolos. As lendárias Torres de Babel, assim como todas as edificações importantes da Babilônia, foram feitos de tijolos de barro cozidos ao sol. A maior parte do solo Brasileiro é de solo argiloso e este tem sido utilizado de maneiras diferentes ao longo da nossa história, desde a taipa de pilão do período colonial até os modernos tijolos e telhas cerâmicas, sem falar dos azulejos e pisos cerâmicos. Os grãos de argila são lamelas microscópicas, ao contrário dos grãos de areia que são esferoidais. As características da argila estão mais ligadas à esta forma lamelar dos grãos do que ao tamanho diminuto. Os solos argilosos distinguem-se pela alta impermeabilidade. Aliás, são tão impermeáveis que se tornaram o material preferido para a construção de barragens de terra, claro que devidamente compactadas.
Residência térrea (± 100 m2)
Por se tratar de um solo resistente, sua capacidade de suporte de cargas é maior e menos susceptíveis a