Solo
Cristian Oliveira
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Engenharia Civil – Metodologia Científica
22/11/2010
RESUMO
Este estudo contempla uma exigência da disciplina de metodologia de ensino e refere-se a uma breve análise da importância do solo na edificação, compreender o comportamento do solo para o uso na engenharia civil, durante o processo de construção do presente trabalho foram utilizados métodos de pesquisa e leitura em literaturas relacionadas à mecânica dos solos, a geologia para engenharia civil, pesquisas aos processos construtivos e técnicas de edificação também foram adotados para a formulação deste. A classificação do solo conforme sua granulometria e composição de seus elementos poderão definir a fundação correta a ser utilizada na construção. Uma análise correta do solo antes de dar início à edificação estará diminuindo o risco de futuros problemas ligados a estrutura da obra. Palavras chave: Solo. Construção. Engenharia. Fundações.
1 INTRODUÇÃO
O sucesso de uma obra ou fundação exige o conhecimento aprofundado das propriedades técnicas do solo.
As propriedades mais simples do solo estão relacionadas aos materiais que o formam, as suas propriedades específicas estão relacionadas com os diversos estados com que ele se apresenta na natureza. Esse conhecimento é aproveitado na engenharia civil para poder prever o comportamento do solo antes e após edificar.
O presente trabalho tem por objetivo compreender o comportamento do solo para uso na engenharia civil. Para melhor perseguirmos nosso objetivo e na intenção de facilitar ao leitor, o trabalho estará divido em quatro partes. Primeiramente iremos definir os tipos de solo e sua relação com os tipos de construção, em segundo momento descreveremos a sua composição e seus elementos, posteriormente analisaremos a densidade do solo e sua compactação, por fim abordaremos a importância das provas de cargas