Solo
Estrutura do Solo
Textura do solo é a proporção relativa de areia, silte e argila, ditas partículas primárias dos solos.
A organização destas partículas num arranjo tridimensional, é denominada de estrutura do solo.
A estrutura do solo é uma das mais importantes características físicas dos solos, influenciando diretamente no crescimento das raízes, movimento da água e do ar no solo, na atividade microbiana, etc.
Estrutura do Solo
O arranjo de partículas em pequenos grupamentos, ou unidades secundárias, denomina-se agregados.
Para a formação dos agregados necessita-se de partículas floculadas e da ação de agentes cimentantes (substâncias orgânicas, óxido de ferro e de alumínio, carbonatos, sílica e argila). Os agregados ligam-se aos outros formando unidades maiores com diferentes formas.
Estrutura do Solo
A geometria dos poros controla, de uma maneira bastante evidente, a retenção, a disponibilidade e a taxa de movimento da água. Em menor extensão, controla também as condições de aeração e permeabilidade do solo às raízes. Estrutura do Solo
Um solo bem estruturado, com boa agregação, são mais porosos e permitem a movimentação descendente da água, reduzindo os efeitos da erosão.
A manutenção e melhoria das condições estruturais do solo objetiva um bom desenvolvimento das plantas para se obter uma boa produtividade.
Tipos de Estrutura
O tipo de estrutura permite algumas inferências a respeito de aspectos físicos importantes nos solos.
Tipos de Estrutura
Estrutura granular: o formato das unidades estruturais apresenta um aspecto próximo ao esferoidal, e desta forma o contato entre elas se em poucos pontos. A porosidade no solo tende a ser maior e mais adequada ao fluxo de água através do perfil.
Tipos de Estrutura
Estrutura em blocos: tanto angulares como subangulares, o arranjo entre as unidades estruturais se verifica de