Solo
Formação do solo:
Os ventos, as chuvas, as trovoadas e as mudanças rápidas de temperatura, fazem fendas (buracos) nas rochas e desgastam-nas (tiram-lhes pedaços).
Os fragmentos (pedacinhos de rochas) são levados pelo vento e água das chuvas, sendo depositados nas fendas das rochas. Aí, começam a aparecer os primeiros seres vivos microscópicos e, mais tarde, as primeiras plantas, resultantes de sementes que são transportadas pelo vento, água, aves e mamíferos.
Com os anos, este solo vai ficando mais rico em matéria orgânica resultante dos seres vivos (plantas e animais) mortos, e em matéria mineral, resultante das rochas. Por isso aumenta de espessura.
Passados muitos anos formam-se as várias camadas de solo.
Composição do solo: Um solo é constituído por:
· matéria mineral resultante das rochas
· matéria orgânica resultante dos restos de plantas e animais mortos,
· água,
· ar.
Horizonte 0 ou manta morta – composto essencialmente por matéria orgânica, com a porção A porção inferior possui material decomposto, difícil de reconhecer e que forma o húmus. Possui uma vasta comunidade de microrganismos.
Horizonte A – nível rico em matéria mineral, com actividade biológica elevada e presença de húmus, que lhe confere uma tonalidade escura.
Horizonte E- camada mais clara, com reduzida quantidade de matéria orgânica. A percolação de água remove partículas finas de material deste horizonte, e dissolve compostos inorgânicos que transporta para regiões mais profundas.
Horizonte B- camada formada em