solo como material de construção
UnP- Universidade Potiguar
Docente: Diana Carla
Discentes: Camilla Torres, Christielly Cândido, Liana Rebeca e Marcela Neiva.
SOLO: FORMAÇÃO E ORIGEM
Chamamos de rocha o agregado natural constituído por um ou mais minerais, que através de diversos fatores, como a ação do intemperismo (agentes atmosféricos e biológicos), de animais e vegetais e das práticas agrícolas, se desagrega e/ou se decompõe originando o solo;
O solo é um material denso e resistente (construímos sobre ele) composto por uma mistura natural de diversos minerais, e as vezes matéria orgânica, que pode ser escavado simplesmente com equipamentos manuais ou mecânicos pouco sofisticados; A ação do intemperismo, responsável pela formação do solo pode ser física
(desagregação por ação da temperatura, do calor) ou química (decomposição por oxidação, carbonatação, hidratação). A desagregação física gera os pedregulhos e areias, enquanto a decomposição química gera os siltes e as argilas.
O SOLO COMO MATERIAL DE
CONSTRUÇÃO NA HISTÓRIA
A terra crua teve e ainda tem seu uso bastante difundido pelo globo terrestre. Hoje, pelo menos 1/3 da população mundial habita construções feitas usando a terra crua como material principal.
Quando falamos em Egito, logo lembramos das pirâmides e dos templos de Amon, construídos em pedra. Entretanto, o uso de adobes (tijolos de terra crua) é constatado desde o ano 5000 a.C, nas primeiras mastabas.
Na Assíria, temos conhecimento das imensas muralhas de Nínive, completamente executadas em terra.
Na África, na década de 1980, foi executado o maior programa de construção econômica em terra crua conhecido no mundo até hoje: foram erguidas 5000 casas, usando unicamente produtos locais.
No Brasil, a terra teve seu emprego generalizado até o século XVIII, com maior ênfase em
Mastaba do faraó Shepseskaf Egito
Programa de construção econômica
- África
Muralhas de Nínive - Assíria
Casa do Bandeirista - São Paulo/SP
Muralhas de Salvador