Solo Arenoso
Características
O solo arenoso é aquele que a areia predomina. Ele tem ótima infiltração, com pouca capacidade de reter água, o que dificulta a sobrevivência de plantas e/ou organismos. Ele tem consistência granulosa, deficiência em cálcio, além de PH ácido.
Cor
Comumente o solo arenoso é pobre em matéria orgânica e Fe, que são os principais agentes pigmentantes do solo. Devido a isso, o solo arenoso é mais claro. Os cristais também interferem, a areia, que é o principal componente de solos arenosos possui cristais de quartzo que são transparentes, esbranquiçados, ou seja, claros.
Medidas para utilização
Para a utilização sustentável do solo arenoso na agricultura, faz-se necessário a adoção de práticas de conservação como o cuidado do solo por meio de técnicas de manejo, utilização do sistema de plantio direto, integração lavoura-pecuária, rotação de culturas, adubação verde (adubo orgânico), dentre outros.
Por ter porosidade e perigo de erosão, especialistas apontam para a importância da rotação de culturas. Para a pobreza de nutrientes no solo arenoso, é indicado a aplicação de resíduos vegetais e adubos orgânicos com potássio e fosfato. Quanto a acidez recomenda-se a adição de calcário.
Porosidade
O solo arenoso é muito poroso, apresenta macroporos entre os grãos de areia pelos quais a água e o ar circulam com relativa facilidade. Por isso o escoamento da água no solo arenoso é rápido e seca rápido após a as chuvas, pois os poros grandes permitem a passagem da água.
Plasticidade e Pegajosidade
O solo arenoso não tem plasticidade nem pegajosidade, pois ele é muito permeável e devido à água circular rapidamente no meio dele seca rapidamente. Ele não retém água, diferentemente do solo argiloso, que não tem permeabilidade, e, portanto acumula água, com isso adquire certa plasticidade e é pegajoso.
Curiosidades
Algumas plantas adaptam-se ao solo arenoso, como os coqueiros, as palmeiras e certos tipos de capim, por possuírem raízes profundas.