Solido Liquido e Gasoso
Quais são os estados físicos da água
Na natureza, podemos encontrar a água em três estados físicos.
O estado líquido é o mais comum, pois está mais presente em nosso dia a dia. É a água que bebemos, tomamos banho, lavamos roupa e louças e etc. Podemos encontrar, na natureza, a água neste estado nos mares, rios, lagos, riachos e etc.
No estado sólido, a água se apresenta na forma de gelo. Neste estado físico, ela é mais comum em regiões frias do continente com na Antártida e no Polo Norte. A água também pode passar do estado físico líquido para o sólido de forma artificial, ou seja, quando colocamos água no congelador de nossas geladeiras.
O estado gasoso, embora menos visível, também está muito presente em nossas vidas. A água é encontrada no estado gasoso após passar pelo processo de evaporação. Num dia de muito calor, por exemplo, a água dos rios, mares e até da roupa que estendemos no varal é transformada em vapor de água. Quando fervemos a água em casa, ela também muda do estado líquido para o gasoso, através do processo de ebulição.
Mudanças nos estados da água
A água passa por cinco processos de transformação na natureza. Estas transformações ocorrem de acordo com a mudança de temperatura da água. Para que a transformação de um estado para outro ocorra é necessários que a água atinja determinadas temperaturas.
Vaporização
Quando a água passa do estado líquido para o gasoso. Pode ocorrer através de dois processos.
Na ebulição, ocorre quando a água chega à temperatura de 100ºC (nível do mar). Um bom exemplo é quando fervemos a água no fogão. Quando a água começa a borbulhar é porque ela está fervendo e, portanto, entrando em estado de ebulição (transformando-se em vapor de água).
Já no processo de evaporação, a água passa do estado líquido para o gasoso de forma lenta. Quando estendemos a roupa molhada no varal num dia ensolarado, a água vai, lentamente, passando do estado líquido para o gasoso.