Solidificação das partidas dobradas
Embora o primeiro sistema de partidas dobradas deu-se com a utilização das fichas de barro, o uso generalizado deste sistema de registro contábil, começou a ser implementado somente com o advento da chamada Revolução Comercial após o século XII.
Dois grandes motivos podem ser apontados como os propulsores do desenvolvimento dos sistemas contábeis de partidas dobradas:
• O desenvolvimento econômico na área abrangida entre as cidades de Veneza, Genova e Florença, criando um ambiente de negócios e um nível comercial bem mais sofisticado que o conhecido ate então;
• A aprendizagem da tecnologia de impressão de livros na Alemanha e sua rápida disseminação para os grandes centros comerciais da Europa, principalmente para o norte da Itália.
O desenvolvimento e propagação das partidas dobradas ajudaram o homem a atravessar o ultimo período medieval vivido pela Europa, facilitando a solidificação de um novo período histórico, em que novas formas de administrar e comercializar foram implantados.
Origem dos Sistemas Contábeis de Partidas Dobradas O primeiro sistema de partidas dobradas foi desenvolvido por um funcionário publico responsável pela tesouraria da cidade de Genova por um ano, e ao final desse período ele possuía todo controle do caixa e de outros itens para prestar contas à comunidade. Os procedimentos de controle contábil das contas da tesouraria e a determinação de um ciclo contábil prescritos por esse funcionário ajudaram a expandir os métodos contábeis nessa cidade. Mesmo que o sistema de partidas dobradas tenha sido desenvolvido em mais de uma cidade simultaneamente, Veneza tornou-se a mais conhecida mundialmente devido ao momento histórico vivido, quando da primeira publicação do livro impresso que continha este sistema contábil. Com sua obra, Pacioli tornou Veneza imortal para todos os estudiosos da contabilidade. Portanto a Contabilidade moderna pode ser vista como resultado de uma mudança social e