soldagem subaquatica
O corte subaquático e a soldagem são processos excepcionais, por serem realizados em ambiente submerso, realizados com freqüência em elevadas pressões. Isso estabelece uma série de condições adversas e perigos, que requerem muita habilidade e treinamento do profissional. Atualmente, com a crescente expansão na área de exploração de petróleo, tem havido um interesse gradativo nos processos de soldagem subaquática. (BRACARENSE, 2014)
Embora haja um grande número de técnicas disponíveis para a soldagem em atmosfera, muitas destas técnicas não podem ser aplicadas offshore e onde a presença de água é um agravante. Dessa forma, é importante notar que a grande maioria dos reparos e trabalhos offshore é realizada a uma profundidade relativamente rasa. A tarefa mais desafiadora é o reparo em profundidades maiores, especialmente em dutos e reparação de falhas acidentais. As vantagens de solda subaquática são em grande parte de natureza econômica, pois ignora a necessidade de puxar a estrutura do mar e economiza tempo valioso e custos de transporte. Também é uma técnica importante para reparações de emergência, que permitem que a estrutura danificada seja transportada com segurança para instalações secas para reparação permanente ou demolição. (COMMERCIAL DIVER PROGRAM, 2014)
O procedimento de soldagem subaquática existe para praticamente qualquer tarefa requerida. As restrições passadas associadas ao corte e a soldagem subaquática, relacionadas principalmente com a baixa qualidade das juntas soldadas e a repetibilidade questionável, tem sido superadas devido ao grande interesse existente em trabalhos no mar por parte da indústria do petróleo. Atualmente, a capacidade de se obter juntas soldadas com as características desejadas bem como a disponibilidade de métodos e técnicas de inspeção apropriadas, tornam as operações de união e soldagem subaquática opções viáveis. (WATER WELDERS, 2014)
CLASSES DE SOLDAGEM SUBAQUÁTICA
Mesmo com a descoberta de novas