Soldagem por eletrodo revestido
CTAL – CENTRO DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA
Processos de Fabricação
Professor:
Processos de Fabricação Solda
Introdução
Existem vários tipos de processos de soldagem, mas o escolhido pelo grupo é o processo de soldagem por eletrodo revestido, que se trata de uma vareta de alma metálica revestido por fluxos, esta vareta pode ser de 1,5 mm até 8 mm, os fluxos que revestem o eletrodo tem muita influencia nas características mecânicas da solda, como também a temperatura de como este entrará no estado de fusão que será determinada pela corrente ao regularmos o equipamento de solda.
Também veremos a importância da preparação do profissional responsável pela soldagem, uma vez que se faz necessário o conhecimento, tanto dos materiais que irá utilizar no processo quanto o material a ser soldado.
O processo de soldagem por eletrodo pode se dizer o mais utilizado, devido a facilidade da aplicação de processo e a qualidade dos processos executados, também na parte da precisão, uma vez que ao trabalhar com o eletrodo é possível dar o pingo de solda para fixar o material deixando o processo de soldagem e o acabamento muito bom.
História da Soldagem
A soldagem nada mais é do que unir duas ou mais partes, assegurando entre elas a continuidade e as características mecânicas e químicas do material.
A soldagem é o meio mais barato, importante e versátil de união entre os materiais após os anos 30, quando se utilizava rebites. É importante, pois tem a capacidade de fazer todas as uniões em ligas metálicas e pela sua facilidade.
Soldagem por Eletrodo Revestido
O processo de soldagem por arco elétrico com eletrodo revestido consiste em fazer uma abertura de um arco elétrico entre o eletrodo revestido e a peça a ser soldada.
O arco se funde simultaneamente entre o eletrodo e a peça. O metal fundido do eletrodo é transferido para a peça formando uma poça fundida que é protegida da