Soldabilidade - resumo para prova
1- No que se baseia a soldagem por resistência ?
A soldagem por resistência elétrica consiste na passagem de corrente elétrica entre dois eletrodos (não consumíveis) que comprimem peças distintas. Conseqüentemente, devido a maior resistência apresentada pelas interfaces em contato, ocorre fusão nesse local formando a solda através da geração de calor pelo efeito joule.
2- Descreva 3 processos baseados na soldagem por resistência ?
Soldagem por costura – O processo é semelhante à soldagem por ponto, porém o eletrodo tem o formato de discos. Forma-se um cordão de solda com pontos. Uma importante aplicação deste processo é a fabricação de tubos com costuras, os tubos são enrolados por cilindros rotativos e no estagio final as duas bordas são pressionadas uma contra a outra e dois eletrodos circulares executam a solda.
Soldagem por pontos – É o processo onde a ligação é produzida pelo calor obtido pela passagem da corrente pelas peças através dos eletrodos, o quais mantêm as chapas unidas por pressão. A soldagem por ponto pode ser simples ou múltiplas.
Soldagem de topo por centelhamento – É o processo de soldagem por resistência elétrica, onde a ligação é feita em todo a área de contato entre as duas partes a serem soldadas. Neste caso essas áreas em contato são afastadas, formando um a faixa, para em seguida voltarem a ser unidas. Esse processo é repetido até atingir-se a temperatura de forjamento, onde então aplica-se a pressão de forjamento para completar a soldagem.
3- Como é medida a soldabilidade dos aços ?
A soldabilidade dos aços é medida pela quantidade de carbono equivalente na microestrutura. O carbono equivalente é empregado para relacionar a temperabilidade do aço e sua soldabilidade, e quanto maior for seu valor, mais temperável será o aço e pior será sua soldabilidade.
C Eq = %C + %Mn/6 +(%Cr+%Mo+%V)/5 + (%Ni+%Cu)/15
a. Calcule a soldabilidade para:
Aço SAE A36
C
Mn
Si
Mo
Cr
Ni
0,25
0,6
0,3
0,01