Solda
SOLDAGEM DOS METAIS
CAPÍTULO 8
SOLDAGEM
MIG/MAG
54
SOLDAGEM DOS METAIS
PROCESSO MIG/MAG (METAL INERT GAS/METAL ACTIVE GAS)
MIG é um processo por fusão a arco elétrico que utiliza um arame eletrodo consumível continuamente alimentado à poça de fusão e um gás inerte para proteção da região de soldagem. MAG é um processo de soldagem semelhante ao MIG, porém utilizando um gás ativo (CO2) para proteção da região de soldagem. Em ambos os processos geralmente o metal de adição possui a mesma composição química do metal base. O processo MIG baseouse no processo TIG, iniciando com a soldagem do Alumínio e posteriormente estendeu-se à soldagem dos aços inoxidáveis, ao se notar que uma pequena adição de O2 ao gás inerte facilitava a abertura do arco.
Posteriormente ao processo MIG, desenvolveu-se o MAG para baratear custos e concorrer com os eletrodos revestidos na maioria das aplicações, utilizando-se CO2 e mistura de gases como gás de proteção; o primeiro desenvolvimento para o MAG ficou conhecido como subprocesso MACROARAME.
Pelo fato das dificuldades deste subprocesso trabalhar com pequenas espessuras e soldar em todas as posições, desenvolveu-se a seguir o subprocesso MICRO-ARAME (para diâmetros até 1,2 mm); na seqüência do desenvolvimento e visando a minimização dos respingos e melhoria do formato do cordão, desenvolveu-se o subprocesso ARAME-TUBULAR (até diâmetro de
4 mm).
Todas estas melhorias permitiram um aumento na velocidade de soldagem do processo MIG/MAG em relação a outros processos, e isso vem refletindo-se na evolução da utilização do mesmo, comparativamente aos processos mais antigos, conforme quadro abaixo:
Comparação da utilização dos vários métodos de soldagem na
Europa: Arco Submerso (SAW), Eletrodo Revestido (MMA) e
MIG/MAG ( incluindo arames sólidos e tubulares).
PRINCÍPIO DO PROCESSO MIG/MAG
O calor gerado para fundir o metal de enchimento é suficiente para fundir também as superfícies do metal base.
A