solda
Apostila do Senai do curso de Técnico em Mecânica do Espirito Santo – Noçoes Basicas de Processos de Soldagem e Corte – 1996.
Apostila ESAB – Apostila de Eletrodos Revestidos - Cleber Fortes – Engenheiro Metalúrgico, – 2005
5) Solda
A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de pressão, etc.). Atualmente a soldagem é utilizada também em plásticos e vidros. É muito usada em diversas áreas: construção naval, civil, ferroviária, indústria aeronáutica, automobilística e indústria metalúrgica.
5.1) Histórico da Solda:
Os processos de soldagem que existem nos dias atuais teve origem em tempos remotos. Estima-se a 5000 anos, na cidade de Ur, Caldéia, unia-se peças de ouro, considerado o primeiro metal obtido, trabalhado e utilizado, por meio da técnica de solda por brasagem. Há 3000 anos, o homem desenvolveu outro tipo de soldagem, o processo de forjar a quente, que consiste em aquecer a peça na zona que deve unir, seguida de marteladas. Uma das mais antigas notícias que se tem sobre a soldagem remota é o forjamento da espada de Damasco, (1300 a.C.) e ao uso de uma espécie de maçarico soprado pelo boca, usando álcool ou óleo como combustível. Esta técnica usada pelos egípcios para fundir e soldar bronze, foi transmitida a gregos e romanos.
A técnica da moderna soldagem começou a ser moldada a partir da descoberta do arco elétrico, pelo Sir Humphey Davis, em 1801, assim como o arco, a sintetização do gás Acetileno, descoberto por Edmund Davy, em 1836. Essas descobertas permitiram que se iniciassem alguns processos de fabricação de peças, usando esses