Solda
Alessandra Cardoso Alencar
RESUMO:
Esta pesquisa situa-se no campo de investigação da educação técnica, vinculada à linha cultural dos processos educacionais na área de segurança do trabalho, abordando especificamente, sobre as doenças ocupacionais provocadas pelo trabalho com solda e medidas de controle para obter uma condição de trabalho mais seguro. O estudo elucida riscos à saúde aos quais o empregado está exposto durante sua jornada de trabalho, aborda alguns tipos de doenças desencadeadas pela função e relata quais os equipamentos devem ser utilizados como medidas de controle na redução dos impactos ambientais provocados pelo atividade. Para discorrer sobre a temática, o método adotado parte de pesquisas existentes na área de doenças do trabalho e tecnologias desenvolvidas para redução das mesmas.
Palavras chave: Doenças Ocupacionais – Solda – Medidas Preventivas
INTRODUÇÃO:
Como discentes da UNICAT - União da Gestão do Conhecimento de Catalão, mais especificamente do Curso de Técnico em Segurança do Trabalho, buscamos por relatar os danos à saúde, as doenças ocupacionais existentes no ambiente onde se executa a atividade de solda, bem como as medidas de controle que podem ser utilizadas na redução dos agentes prejudiciais à saúde do trabalhador, pois muitas são as preocupações na área de segurança do trabalho, porque em toda parte há riscos e perigos e muitas vezes nos sentimos perdidos sem saber ao certo para que lado devemos ir primeiro. Obviamente não há uma receita única aplicável a todos os casos e tipos de empresas. Vale mesmo o velho bom senso aliado ao conhecimento técnico.
No que diz respeito ao conhecimento técnico, não é de hoje que ressentimos a falta de boas fontes de consulta; a literatura destinada à prevenção de acidentes é ainda muito restrita e dentre as poucas existentes a grande maioria ainda peca pelo conteúdo essencialmente teórico de difícil aplicação no dia a dia.
Neste