Solda tig
SOLDA “TIG”
[pic]
Sumário
Fundamentos 2
Equipamentos 4
Consumíveis 8
Técnica Operatória 11
Aplicações Industriais 15
Fundamentos
Definição e princípios de utilização
A soldagem a arco com eletrodo de tungstênio e proteção gasosa (Gas Tungst an Arc Welding – GTAW) é um processo no qual a união de peças metálicas é produzida pelo aquecimento e fusão destas através de um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de tungstênio, não consumível, e as peças a unir.
A proteção da poça de fusão e do arco contra a contaminação pela atmosfera é feita por uma nuvem de gás inerte ou uma mistura de gases inertes. A soldagem pode ou não ser feita com adição de metal que, quando usada, e feita diretamente na poça de fusão.
[pic]
Este tipo de solda apresenta excelente controle do calor cedido à poça, devido ao controle independente da fonte de calor e da adição de metal de enchimento, semelhante ao que ocorre na soldagem oxi-acetilênica.
Este processo é bastante adequado à soldagem de peças de pequena espessura e, aliado à eficiente proteção contra contaminação à soldagem de materiais de difícil soldabilidade, com ótimos resultados.
Pelo eletrodo não ser consumível, a soldagem é feita sem a adição de metal de enchimento (chapas finas).
Por não existirem reações metal-gás e metal-escória, proporciona ótima visibilidade para o soldador.
O custo dos equipamentos e consumíveis é relativamente alto e a produtividade ou rendimento do processo é relativamente baixa, diante disso, a aplicação é viável nas situações em que a qualidade da solda é mais importante do que a produtividade ou o custo da operação.
O arco elétrico TIG é bastante estável, suave e produz soldas com boa aparência e acabamento, necessitando de pouca ou nenhuma limpeza após a operação.
A operação normalmente é manual, em qualquer posição, mas a mecanização do processo é comum e