Solda Ponto
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Relatório Parcial
Solda Ponto
Projeto:
Estudo de aspectos geométricos e microestruturais de juntas soldadas pelo processo de soldagem MIG/MAG na empresa Agrale S. A.
Responsáveis:
Prof. M. Eng. Mec. Giovani Dalpiaz
Prof. Dr. Eng. Mec. Rodrigo P. Zeilmann
Bolsista Graduação Eng. Mec. Ricardo Pongiluppi
Bolsista Graduação Eng. Mec. Eduardo Caldas da Rocha
Caxias do Sul, julho de 2005
1.Objetivo
Otimizar a solda ponto utilizada na empresa AGRALE S.A.
2.Metodologia
Foram realizados nove tipos de corpos-de-prova para a realização de ensaios de tração e metalografias. Os ensaios de tração foram realizados na empresa AGRALE S.A. com a supervisão de funcionários do laboratório. A figura 1 mostra a maquina utilizada nos ensaios de tração. No item 3.1 são os resultados com a solda ponto que possui um eletrodo com a superfície plana e o item 3.2 são os resultados com a solda ponto que possui os dois eletrodos iguais, eletrodos de ponteiras.
Figura 1 – Máquina da AGRALE utilizada nos ensaios de tração da solda pondo
3.Resultados
3.1.Solda Ponto com um Eletrodo Plano
Os corpos-de-prova foram confeccionados seguindo o seguinte padrão apresentado na tabela 1, onde (atual) corresponde ao parâmetro utilizado atualmente na empresa, (mais) corresponde um aumento na unidade de 10 e (menos) uma redução de 10 na unidade correspondente. Esta solda ponto tem um eletrodo plano e outro normal.
Tabela 1
Corrente
atual atual mais mais menos menos atual mais menos
Tempo
atual menos atual menos atual menos mais mais mais corpo-de-prova 1
2
3
4
5
6
7
8
9
A máquina de solda ponto estava com os seguintes parâmetros de regulagem, representados na tabela 2, onde nº da unidade representa o que cada valor indica, neste caso que só alterou-se a corrente e o tempo de solda os números que corresponde a estes parâmetros estão na tabela 2 como 7 (30) para tempo e 8