soja
Conceitos
A soja possui considerável capacidade de compensar perdas de produção ocasionadas pelas falhas que ocorrem na lavoura. Todavia, o primeiro passo para obter altos rendimentos é ter o número certo de plantas por metro de linha, em torno de 25 plantas por metro, é atenção do produtor para as técnicas de plantio.
Preparo do solo
Lugar para as sementes germinarem rapidamente; meio ambiente no qual as raízes possam obter umidade e nutrientes; controle das ervas daninhas; destruição dos restos da cultura anterior; leito de semeadura uniforme, que possibilite a germinação normal das sementes, e o trabalho eficiente da maquina agrícola usada na lavoura.
Soja na Economia
A soja é uma cultura agrícola Brasileira que mais cresceu nas ultimas três décadas e corresponde a 49% da área plantada em grãos do país. O aumento da produtividade esta associado aos avanços tecnológicos, ao manejo e eficiência dos produtores. O grão é componente essencial na fabricação de rações animais e com o uso crescente na alimentação humana por isso sua influência econômica é cada vez mais ampla.
A soja cultivada especialmente nas Regiões Centro Oeste e Sul do país, firmou-se como um dos produtos mais destacados da agricultura nacional e na balança comercial. Os avanços nessa área possibilitam também o incremento da produtividade média por hectares, atingindo os maiores índices mundiais. A importância do agronegócio na economia brasileira é indiscutível. A relevância deste segmento esta representada por sua participação no produto interno bruto (PIB) aproximadamente 30%. A soja não se destaca apenas por sua grande produção ou geração de empregos, mas também pela sua contribuição para o saldo comercial brasileiro. Os fatores que contribuíram para que a soja se estabelecesse como importante cultura no Brasil e destacando se na economia são muitos podem se destacar os seguintes:
• Exportação (mercado internacional em alta)
• Substituição das gorduras animais (banha e