Soja e saúde
A composição do grão de soja varia de acordo com as condições de plantio e a composição do solo, podendo-se obter entre 40 a 45% de proteína, 18 a 20% de lipídios, 30 a 34% de carboidratos e 5% de minerais.Dentre os minerais, os mais presentes são: potássio, cálcio, magnésio e zinco.
Após a avaliação da composição específica de aminoácidos e a facilidade com que é digerida e absorvida pelo organismo (Protein Digestibility Corrected Amino Acid Score - PDCAAS), a proteína de soja foi considerada como de alto valo biológico por apresentar um escore equivalente aos das fontes protéicas de origem animal de alta qualidade: a proteína do ovo e a do leite. Os valores do PDCAAS variam de próximos a 0,1 a 1,0. O valor 1,0 representa que 100% dos aminoácidos essenciais necessários a uma criança de cinco anos está presente na proteína em questão. A proteína de carne bovina possui PDCAAS de 0,92 enquanto a caseína, albumina e a proteína isolada de soja alcançam 1,0 e a farinha de milho possui 0,52.
Nutrisoy
O feijão de soja, manipulado e processado em escala industrial, pode ser integralmente utilizado em nutrição.
Os produtos finais são: óleo de soja, carboidratos de várias cadeias, resíduos e a proteína de soja. Esse último componente representa quarenta e dois por cento do produto final, demonstrando a forte participação de proteínas nos subprodutos da soja.
A proteína pode ser extraída de vários modos na dependência do avanço tecnológico e no interesse dietoterápico.
A farinha de soja, desengordurada