Soja trangênica
O que é um organismo geneticamente modificado, ou simplesmente transgênico? De modo simplificado, pode-se responder que é um organismo cujo genoma, que é onde estão guardadas todas as informações genéticas de um organismo, como cor de cabelo, cor de olhos, tamanho da vagem, números de folhas etc., foi alterado pela introdução de uma seqüência de DNA de outro organismo. Essa modificação na informação genética pode ter diversas finalidades, como resistência de uma planta a pragas e doenças, aumentar o teor de uma proteína desejável, dentre tantas outras possibilidades.
A variedade transgênica só difere da variedade convencional em alguma característica que quase sempre não pode ser detectada visualmente sob condições normais. Por exemplo, uma variedade transgênica resistente ao herbicida só vai mostrar esta diferença após a aplicação do produto. Os riscos, quer para a saúde humana ou para o meio ambiente, dependem, entre outros fatores, do gene que foi inserido na soja transgênica. No caso da soja resistente ao herbicida "Round Up", não existe até o momento nenhum dado científico que mostre qualquer influência positiva ou negativa desta soja na saúde humana.
O que alegam os manifestantes contrários aos transgênicos? As principais alegações são as de que as plantas transgênicas e seus derivados não foram testados por tempo longo o suficiente para se detectar os seus possíveis efeitos à saúde humana e ao ambiente. Além disso, muitas pessoas acreditam que a tecnologia de transgênicos pode trazer impactos sociais negativos, como a formação de monopólios no mercado de produção e distribuição de