SOII
Francisco Mirando A026323
Índice
Introdução 3
Instalação do Ubuntu 4
File System 9
Root Enable 10
Vantagens 10
Desvantagens 10
Configuração de Placas de Rede 12
Configuração do servidor SSH 14
Apache WebServer 17
FTP Server 20
Samba Server 22
Webmin 25
Conclusão 26
Introdução
Foi no âmbito da cadeira de Sistemas Operativos II que nos foi pedido a realização de um trabalho teórico-prático sobre Ubuntu e alguns dos seus serviços e aplicações.
Começamos pela instalação do Ubuntu, passando depois para a as suas aplicações. Sempre que entramos numa nova aplicação fazemos uma primeiro uma breve apresentação da mesma, e só depois apresentamos na prática a instalação/configuração dessa dada aplicação através de prints.
Instalação do Ubuntu
Vamos demonstrar resumidamente como fazer a instalação do Ubuntu. Trata-se quase de uma instalação instintiva pelo que não há muito por onde complicar.
Começamos a instalação do sistema operativo selecionando a linguagem pretendida.
Devemos manter tudo default até chegar à escolha dos softwares a instalar de base, onde devemos escolher “OpenSSH server”:
Mantendo tudo como default chegamos então ao final da instalação:
File System
File System (ou Sistema de Ficheiros) é a forma de organização de dados em algum meio de armazenamento de dados em massa frequentemente feito em discos magnéticos. Sabendo interpretar o sistema de arquivos de um determinado disco, o sistema operativo pode decodificar os dados armazenados e lê-los ou gravá-los.
Para a criação e manutenção básica de diretórios no ubuntu server, existem comandos que o utilizador deve dominar, como: pwd – para imprimir o diretório atual; ls – para listar os arquivos presentes nesse diretório; cd – para “saltar” entre diretórios; rm – para excluir arquivos; mkdir –