Softwares
Desde o inicio a gente aprende que, tudo o que se refere às instruções passadas para o computador chamamos de SOFTWARE e que o conjunto de instruções que faz com que o computador funcione chamamos de PROGRAMA.
Geralmente os programas precisam ser instalados no Disco Rígido, em CD ou até disquetes e muitos rodam direto de PenDrives dispensando a instalação. Bom aprender que ao chamarmos (abrirmos) um programa ele é ?carregado? na memória (RAM), e assim passa a controlar operações especificas.
Como nosso intuito aqui é facilitar a vida dos leitores eu vou postar aqui uma pequena lista com algumas das categorias em que estes softwares se encaixam.
Definição:
Software, logiciário ou suporte lógico é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante. Software também é um produto e é desenvolvido pela Engenharia de software, e inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais e especificações. Para fins contábeis e financeiros, o Software é considerado um Bens de capital.
SOFTWARE DE SISTEMA
Geralmente dividido em SISTEMAS OPERACIONAIS e PROGRAMAS UTILITÁRIOS. Para começar os Sist. Operacionais são de grande importância, pois eles nos dão a opção de ?dizer ao computador o que ele deve fazer?. Dois exemplos bastante conhecidos do nosso público são o Windows e o Linux. Os Prog. Utilitários geralmente são softwares de menor porte com funções mais especificas tipo: Verificação de Disco, Cópias de Segurança entre outros.
SOFTWARE APLICATIVO
Neste tipo de software se enquadram todos aqueles programas que são utilizados na execução de tarefas específicas. Posso citar vários exemplos mas os mais comuns são os