Softwares e serviços para catalogação cooperativa em bibliotecas
A catalogação cooperativa é uma atividade que vem sendo desenvolvida com grande frequência pelas bibliotecas em todo o mundo, apesar de existir já por volta do inicio do século 20, como o empréstimo entre bibliotecas. Ao passar dos anos a catalogação cooperativa foi evoluindo passando para “envio dos registros bibliográficos, por mensageiros, para serem completados por outra biblioteca, evoluiu; com o passar do tempo foram substituídos pelo uso do microfilme e atualmente o intercâmbio é feito por formato eletrônico” (TOMAÉL, 2005).
A catalogação cooperativa é um serviço fundamental para bibliotecas de grande porte principalmente as universitárias que auxiliam a pesquisa. Mas para que de fato o serviço de catalogação cooperativa funcione é necessário softwares e ferramentas eficientes nas bibliotecas que desejam realizar esta atividade.
Os softwares para catalogação cooperativa são ferramentas que auxiliam tanto o serviço técnico como o de gestão de uma biblioteca. Temos como exemplo o software Pergamum utilizado por muitas bibliotecas universitárias brasileiras trás como benefícios:
1. padronização dos registros, o que facilita a importação/exportação dos registros,
2. aquisição cooperativa de periódicos eletrônicos, bases de dados, equipamentos, softwares, 3. empréstimo entre bibliotecas e
4. desenvolvimento e aperfeiçoamento das bibliotecárias e pessoal lotado nas bibliotecas, tais como, analistas, programadores, auxiliares, etc.
(MULHOLLAND, 2002, p.8)
Dessa forma é possível verificar a importância de um software para uma biblioteca para disponibilização de seus serviços. Mas cabe ressaltar que é necessário que outras bibliotecas também possuam o mesmo software para construção de uma rede e assim poder fazer o compartilhamento dos serviços da biblioteca.
Outro exemplo de software para biblioteca é o software o GNUTECA que além de ser um software que permite a gestão do