Softwares livres
GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SOFTWARE LIVRE NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
ANATALIMAR MAURICIO DE LEMOS
GARDENIA GOMES
PETERSON MARCELO NASCIMENTO ALVES
RAILSON DE JESUS OLIVEIRA
MANAUS - AMAZONAS
MAIO / 2011
ANATALIMAR MAURICIO DE LEMOS
GARDENIA YASMIM
PETERSON MARCELO NASCIMENTO ALVES
RAILSON DE JESUS OLIVEIRA
SOFTWARE LIVRE NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
Trabalho apresentando com finalidade de obtenção de nota na Disciplina de Metodologia do Trabalho Cientifico, ministrado pela Prof.ª Dra. Aline Rondon, da Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM.
MANAUS - AMAZONAS
MAIO / 2011
1 INTRODUÇÃO
Muito tem se falado atualmente sobre a adoção de software livre em organizações públicas e privadas. Assim como se discute sobre sua real efetividade e diminuição de custos. Em um cenário de baixa informatização, inconstância nos investimentos e a quase ausência de planejamento formalizado, as organizações públicas configuram um ambiente ideal para a adoção de software livre. A utilização de softwares de código aberto se mostra como uma alternativa economicamente viável. Porém, existem muitas controvérsias entre os profissionais de tecnologia da informação acerca das vantagens e desvantagens desse novo modelo.
O uso do software livre segundo os especialistas da área é uma alternativa para a redução da exclusão digital, é viável em equipamentos obsoletos, confere liberdade de alteração que facilita a criação de modelos de fácil administração e é uma opção segura em longo prazo. Contudo, existe uma corrente de pensadores contra que põe em cheque a qualidade dos aplicativos livres e enfatizam a ausência de uma figura empresarial única e exclusiva para propor soluções. Porém, os argumentos da corrente contra a adoção de software livre vêm perdendo força, visto que já existem portais específicos para a distribuição de aplicativos e a cultura de software livre vem sendo disseminada nas universidades do