Software
Disciplina: Informática
Docente: Alan Cliff
Discente:
LILIANE LIMA
ITAITUBA – PARÁ 2013
SOFTWARE LIVRE
Também conhecido como Free Software é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo. Em especial, a possibilidade de modificações implica em que o código fonte esteja disponível.Software Livre, ou Free Software, conforme a definição de software livre criada pela Free Software Foundation, é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.
Alguns exemplos de Softwares Livres: * Sistemas Operacionais (GNU/Linux); * Navegadores (Firefox, Opera); * Suíte de Escritório (Open Office); * Editores e Processadores de Texto.
4 LIBERDADES DO SISTEMA OPERACIONAL
Software Livre se refere à existência simultânea de quatro tipos de liberdade para os usuários do software, definidas pela Free Software Foundation. As 4 liberdades básicas associadas ao software livre são:
1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; 2. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade; 3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo; 4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
DIFERENÇAS
Software Livre: É software que não é livre, mas é concedida a permissão para que indivíduos o usem, copiem, distribuam e modifiquem, incluindo a distribuição de versões