Software Moda
Devido ao grande número de usuários, a maioria das gráficas, birôs de impressão, serigrafias, estamparias, etc, utilizam como principal programa vetorial o CorelDraw e consequentemente o padrão de arquivos que predomina é o CDR. Tanto o Corel quanto o Illustrator são ótimas ferramentas para o design de estampas (e o design gráfico em geral, é claro). A maior diferença será quanto aos recursos mais avançados: o Illustrator tem mais ferramentas e efeitos, as novas versões vêm com mais novidades, trava menos com arquivos pesados (se seu computador for bom), roda tanto em Mac quanto em Windows e, por fim, tem maior compatibilidade com todos os outros softwares da Adobe.
Marvelous Designer Os métodos e técnicas utilizados para simular roupas e tecidos em 3d são os mais diversos, mas independente da técnica utilizada pelo artista 3d, a criação de tecido acaba envolvendo o uso de técnicas híbridas de modelagem, pois temos uma mistura de objeto que reage com base em interações físicas e se deforma de maneira muito fácil. Um dos procedimentos mais simples para simular tecidos em personagens e objetos é literalmente modelar a roupa sobre os objetos e depois tentar tratar o resultado usando texturas. A quantidade de personagens que faz uso desse tipo de artifício para representar seu vestuário é bem grande.
De uns tempos para cá aparecerem ferramentas especializadas em simulações de tecidos com base em física, que são geralmente agrupadas junto de opções com Rigid Body Dynamics e outras. Esse tipo de ferramenta ajuda muito na maioria dos projetos, mas ele é apenas uma opção de simulação para alguma coisa que já foi modelada. Já pensou se existisse uma ferramenta dedicada que criasse apenas