Software Livre
Prof. Dr. Othon Bastos Filho othonb@hotmail.com software livre
O software livre encontra-se hoje no cenário tecnocientífico como oposição ao software proprietário, ou seja, programas de computador com código-fonte fechado, patenteado por uma única empresa, que cobra o direito de propriedade intelectual (copyright).
O movimento internacional software livre, ou software de código-aberto (open source), nasceu paralelamente ao surgimento dos microcomputadores pessoais; no entanto, recebeu maior impulso com o projeto GNU, que tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema operacional livre, similar ao sistema Unix que possui código-fonte fechado, bem como a promoção e a difusão deste tipo de tecnologia em todo o mundo.
Inovação tecnológica
O
software livre tem figurado como uma importante inovação tecnológica contemporânea e tem sido amplamente utilizado no mundo, embora cercado de controvérsias e contestações. Tais disputas são produzidas no cenário complexo da sociedade pós-industrial, onde cada vez mais os recursos da informática assumem posição de centralidade e de relevância.
GNU
GNU
é um acrônimo recursivo da frase
“GNU’s Not Unix”. Gnu, também é o nome inglês de um animal mamífero
(antílope) que vive solto nas savanas da
África e nunca pôde ser domesticado, do qual lhe deriva esta característica de ser “livre”; apesar desses sistemas serem normalmente chamados apenas de “Linux”, eles são precisamente registrados como “Sistemas
GNU/Linux”.
Questões
Quais seriam os fatores que influenciam os usuários (pessoas, empresas, governos) a optarem por um tipo de software de códigofechado e outras pelo de código-aberto?
Quais os motivos que ainda asseguram uma hegemonia tão forte dos softwares proprietários sobre as soluções em softwares livres?
Como estão sendo aplicadas as soluções de código aberto nas empresas, e que tipo de capacitação está sendo exigida dos seus funcionários?
O software livre pode a vir a