Software Livre
1. Recentemente uma empresa abandonou seu sistema servidor de e-mail de código aberto por uma solução proprietária. O sistema vinha funcionando desde 1999 mas começou a apresentar problemas com o crescimento de usuários. Esta foi uma das primeiras mudanças realizadas pelo novo diretor de TI da empresa, que tem praticado uma clara política de adoção de todos os softwares de um determinado fabricante.
a) Além do crescimento de usuários, que outros motivos poderiam ter prejudicado a instalação e ajudado a influenciar o novo diretor a trocar de sistema? (1,0 – ponto)
A estabilidade do software pode ter sido um dos pontos marcantes na tomada de decisão do diretor, pois em um sistema comercial novas funcionalidades podem ser incorporadas quando há incentivo econômico. Outro ponto é cultura do novo diretor e dos usuários que estão chegando além de pouco treinamento disponível no mercado.
b) Que prejuízos potenciais para a empresa você vê nesta mudança? (1,0 – ponto)
Vai aumentar os custos (tempo e dinheiro) com licenças, migração e suporte.
Tarefas que talvez estivessem rodando de forma personalizada deixariam de rodar e teriam que ser adaptadas as funcionalidades do novo software.
2. Richard Stallman é uma importante figura para o software livre. Graduado no MIT, criou em 1984 um projeto com o objetivo de desenvolver um sistema operacional livre. Esse projeto, baseado no sistema operacional Unix, foi denominado GNU. O acrônimo GNU significa Gnu is Not Unix. (RASCH, 2000) Junto com alguns amigos, Stallman fundou a associação FSF - Free Software
Foundation, principal patrocinadora do projeto GNU. A fim de garantir as liberdades inerentes a um software livre, Stallman criou a licença GNU GPL – GNU General Public License. Essa licença define algumas regras para o uso do software livre.
Essa definição de software livre estabelece 4 liberdades fundamentais que são defendidas pela