Software livre para banco de dados
Aluno: Gilson Clê Araujo de Castro
• Objetivo Apresentar os princípios que regem a organização de computadores, para tanto, apresenta-se inicialmente alguns aspectos relativos à evolução de sistemas computacionais que tiveram impacto na organização atual de computadores. A motivação para criar máquinas de computação sempre foi, essencialmente, melhorar a velocidade de cálculos, uma vez que a velocidade de um “computador humano” é limitada. Adicionalmente, buscava-se também reduzir fontes de erros, tais como distrações, descuidos e cansaço.
• Conceitos
Memória Cache
A memória cache, conforme a definição adotada é uma área de memória localizada entre o barramento e a CPU.
Na área da computação, cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. (A vantagem principal na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidosde impressão etc.).
Memória Secundária Memórias que não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes.
Hierarquias de memória
A base da pirâmide representa dispositivos de armazenamento de massa, de baixo custo por byte e, comparativamente, baixo velocidade de acesso. O preço baixo faz com que esse tipo de armazenamento esteja disponível em grandes volumes. Um exemplo é o DVD. No topo da pirâmide encontram-se dispositivos extremamente velozes e, ao mesmo tempo, de custo elevado. Exemplo são células de memória 6T usadas