Softers
Aplicativo é meio que o sinônimo de programas, quando vai executar um aplicativo, o Windows responde a esses aplicativos por exemplo, O Daemon Tools é um aplicativo que emula jogos, e por ai, eles consistem em processar dados reproduzi-los em alta velocidade, como jogos e programas. Os aplicativos tem por si só um dever, no caso do Paint, ajudar a pintar, o Firefox ou Internet Explorer, são aplicativos que nos ajudam a conectar a internet e por ai vai.
Utilitário:
Utilitários são programas utilizados para suprir deficiências dos sistemas operacionais. Sua utilização normalmente depende de licenças pagas, no caso da plataforma Windows, mas existem vários utilitários livres. Podemos incluir nos utilitários programas para compactação de dados, aumento de desempenho de máquinas, Overclock, limpeza de discos rígidos, acesso à internet, partilha de conexões, antivírus etc.
Software gratuito:
É um software que pode ser usado gratuitamente, porem somente o autor ou entidade que o desenvolve tem acesso ao código fonte, portanto não se pode alterar ou estudar o código do programa,
Software livre:
O Software livre pode-se utilizar, distribuir, estudar o código fonte e ate modifica-lo sem necessidade de autorização o autor, softwares nessas condições não requerem pagamento, mas isso não é regra, o programa pode ser livre, mas não necessariamente gratuito.
GNU
A GNU Public License (GPL) nada mais é do que uma licença criada pela Free Software Foundation baseada nas liberdades que a entidade defende. Ou seja, quando um programa possui licença GPL, significa que é, de fato, um software livre.
Freeware
É um tipo de software que é distribuído gratuitamente, disponível para uso e tempo ilimitado, e é uma versão gratuita do shareware , no qual o objetivo é fazer com que um usuário a experimentar o produto por um tempo ( julgamento ) limitada e, se satisfeito, a pagar por ele, permitindo que todas as funcionalidade sejam disponibilizadas. As vezes, inclui o