Softbol
Regras do softbol
· As regras do softbol são semelhantes às do beisebol. No entanto, existem algumas características próprias, que diferenciam a disputa de uma modalidade da de outra.
· A primeira delas é que a pitcher (arremessadora) arremessa as bolas fazendo um movimento com o braço de baixo para cima (com o punho, abaixo, e o cotovelo obrigatoriamente alinhados verticalmente), e não de cima para baixo, como faz um pitcher de beisebol. O estilo do softbol é conhecido como windmill (moinho-de-vento), pelo giro do braço do atleta antes da execução do arremesso.
· Uma característica própria da modalidade predominantemente feminina é a bola oficial utilizada. A circunferência da bola do softbol é maior que o da utilizada tradicionalmente no beisebol (30,4 cm contra 22,8 cm), mas o peso é menor (165,5 gramas). A dimensão do campo (a área de jogo possui raio de 60,96 m contra 68,58 m do beisebol), pode ser apontada como a terceira grande diferença entre os esportes "irmãos".
· Como no beisebol, o jogo é dividido em innings (conjunto de um ataque e uma defesa de uma determinada equipe). No softbol, porém, um jogo regulamentar tem sete innings, e não nove, como no beisebol.
· Em ambas as modalidades não existe empate entre duas equipes no softbol. Na Olimpíada, se um jogo terminar empatado, há então uma prorrogação de três innings. Se o jogo permanecer igual no placar, parte-se para a disputa do desempate: cada time começa atacando com uma corredora já na segunda base, aumentando a chance de corridas.
· Outra diferença significativa do softbol para o beisebol diz respeito ao comportamento do corredor. No softbol, a corredora tem que manter contato com a base até o exato momento em que a arremessadora solta a bola. No beisebol, o runner (corredor) pode sair correndo a qualquer momento - tendo o risco, inclusive, de ser eliminado.
· Uma mudança nas regras entre ambas as modalidades é que as bases do softbol são duplas: uma para a jogadora de