Sofistas
Democracia ateniense -> (Política e Judiciária) -> Preparação intelectual.
Sofistas (Mestre de sabedoria [Um dos principais objetivos retóricos) -> Conferências e a dar aulas nas polis (remuneradas).
Sofista -> (preparam para ocupar grandes cargos).
Dois tipos:
Cultura geral -> compreendia o estudo da Aritmética, Geometria, astronomia e musica.
Formação Política -> Funções praticas para atividade pacifica, gramática, dialética e retórica.
Dialética: monopolização dos ideais, defender uma oposição mesmo que seja pior delas. Por aretorica muito persuadir independentemente da idéia o sofista são desacreditados.
Cultura
Sofistas defendem o valor de formação de uma cultura que não se resume a nações e processo da sua aquisição visão do homem como modelo de um ambiente social e defendem o homem como um ser que tem uma iraliração natural para o bem – Protágoras, o que era diferente da cultura aristocrática presente.
O relativismo
Defendem a relatividade de todos os conhecimentos e valores negando a universidade.
“Protágoras dizia que o homem é a medida de todas as coisas, o que significa que o que parece a cada um também é para ele com certeza” Aristóteles tet XI
“Sobre cada argumento podem-se adiantar dos discursos em perfeita antítese entre si” Frg de Protágoras em Diógenes de Laércio IX.
Segundo os sofistas as coisas são verdadeiras e falas ao mesmo tempo, o que comprova isso é a diferença de opiniões entre os homens refletindo vemos que se enganam ao pensar na existência de apenas uma das visões. Vendo que as duas opiniões são verdadeiras, é verdade segundo Protágoras tudo aquilo que se diga.
Parte II
Criação dos Sofistas – Educação
Surgimento da racionalização para moldar o espírito do homem o que foi finalizando por Platão. Os sofistas tinham como propósito passar conhecimento através da oratória. Dom e