sofia
Sofia é uma menina que mora com a sua mãe que é bastante atrapalhada e sempre esquece a idade certa de sua filha, o seu pai trabalha fora, ele é capitão de um petroleiro em um navio, ele sempre escreve para elas dizendo quê sente saudades.
O professor de Sofia, Jacobsen sempre dizia que discutir a questão não traria respostas, tudo fica na imaginação porque existem vários mitos.
Sofia recebe cartas anônimas, e em uma das cartas Sofia foi questionada sobre sua existência e outra sobre o surgimento do mundo, então Sofia começa se interessar por filosofia e Albert Knose começa a ensinar a ela tudo sobre a historia da filosofia.
Sofia recebeu um cartão postal endereçado a Hilde Maller Knag que era de um major de uma unidade das forcas de manutenção da paz ONU no Líbano. Sofia recebe um vídeo, onde Alberto Knob mostra para ela o templo a Acropolis dizendo para ela que Atenas não e só o berço da Europa e sim o berço da filosofia também.Explicando para Sofia onde Sócrates conversava com seu discípulo Platão,onde discutiam a origem do mundo.Sócrates teve a pena de morte só porque queria que as pessoas pensasse corretamente. Sócrates dizia que deve continuar a tradição, pode matar ele, mas não pode aniquilar o pensamento. Sofia segue um cachorro na floresta e chega a uma cabana, onde vê alguns livros: Platão, Emmanuel Kant. Sofia vê uma mulher presa dentro do espelho e acha uma carteira com o nome de Hilde Maller Knag. Sofia chega a casa e fala para sua mãe sobre acabana conta para ela que dentro do espelho tinha uma moca que parecia com ela. Sua mãe não acredita acha que e coisa da sua imaginação. Sofia recebe outra carta dizendo para ela a importância da arte porque a arte e a filosofia estão ligadas. Sofia só falava sobre filosofia para sua amiga que já não aguentava, mas. Ela e seus amigos vão ao cinema, estão assistindo o filme quando Sofia fala Alberto! Sofia começa ver