Sofia
Turma:
Integrantes do grupo:
Nome: Sofia Santos
Nome: Júlia Bittencourt
Nome: Júlia Prado
Nome: Júlia Puppin
Nome: Yasmin Sallaberry
Nome: Débora Senise
Título do experimento: Bolha de Sabão Gigante e Aplicação da Câmera Lenta na Natureza
Temas escolhidos:
Biologia: Ciclo Biogeoquímico da Água e Natureza por meio da visão dos animais
Química: Teoria Atômico Molecular e Gases
Física: Inércia
Descrição dos experimento(s) a serem realizados:
Uma bolha de sabão pode parecer uma coisa simples porém ela, em si, guarda muitos conceitos científicos que tentaremos indentificar. Para a fabricação de tal é necessário água, ar e sabão. Porém o que aconteceria se um desse ingredientes for retirado? Ou um outro ingrediente adicionado? Por que esses ingredientes e não outros? Por que essas tais bolhas estouram? E por que podem existir? Tentaremos encontrar respostas para essas perguntas e, utilizando o recurso da camêra lenta, fazer com que o fenômeno da bolha possa ser percebido.
Câmera lenta é o nome que se dá efeito especial de filmagem em que os movimentos e ações são vistos numa duração maior do que a normal, dando a sensação de que o próprio tempo está passando mais devagar. Com esse recurso poderemos analizar mais a fundo reações químicas, movimentos de animais(o vôo de uma mosca) e movimentos antes imperceptíveis ao olho nú, como um balão cheiro de água. Filmaremos movimentos que ocorrem na natureza (balão cheio de água e vôo da mosca) e relacionaremos com a visão de alguns animais que podem ver, de certa forma, em câmera lenta.
Fundamentação teórica Biologia:
Uma bolha de sabão tem uma vida média curta e isso ocorre devido a evaporação da água presente nela. A evaporação da água faz um papel essencial no ciclo biogeoquímico da água e esse ciclo pe fundamental para a sobrevivência da vida no planeta.
Alguns fenômenos específicos só podem ser estudados mais a