socrates
Aluna: Maria Eduarda dos santos salvador da silva
Serie: 1° Serie
N°: 32
Atividade de Filosofia
1- Já na Antiguidade, Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático, era chamado de “o Obscuro”. A isto se deve o fato de o pensador ter transmitido a sua doutrina por meio de diversos fragmentos (ou aforismos) de difícil interpretação. Não obstante as dificuldades que impõem aos estudiosos, vários desses textos se tornaram célebres e exerceram grande influência em diversos períodos da História da Filosofia. Eis aqui dois deles:
I - “A mesma coisa: o vivo e o morto, o desperto e o adormecido, o jovem e o velho, porque estas coisas, transformando- se, são aquelas e aquelas, transformando-se, são estas”. (DIELS, H; KRANZ, W. Os Pré socráticos, Fragmento 88).
II - “Descemos e não descemos no mesmo rio, nós mesmos somos e não somos”. (DIELS, H; KRANZ, W. Os Pré socráticos,Fragmento 49a).Com base nos fragmentos supracitados e em seus conhecimentos sobre a filosofia de Heráclito, responda:
A) Qual é, para Heráclito, a causa do devir (do movimento) verificado no cosmos?
R: Segundo Heráclito, o fogo é, pois, o elemento primordial de todas as coisas. Tudo se origina por rarefação e tudo flui como um rio. O cosmos é um só e nasce do fogo e, de novo, é pelo fogo consumido, em períodos determinados, em ciclos que se repetem pela eternidade. O fogo, quando condensado, se umidifica e, com mais consistência, torna-se água; e esta, solidificando-se, transforma-se em terra; e, a partir daí, nascem todas as coisas do mundo. Este é o caminho que Heráclito define como sendo "para baixo".
Derretendo-se a terra, obtém-se água. Água transforma-se em vapor, tal como vemos na evaporação do mar. E, rarefazendo-se, o vapor transforma-se novamente em fogo. E este é o caminho "para cima".
B) Segundo Heráclito, que elemento da natureza melhor simboliza o movimento, a transformação de todas as coisas?
R: Para ele o mundo explica-se não apesar das mudanças de