Socrates
2. Outras características dosregimes totalitários:- Uso excessivo de força militarcomo forma de reprimir qualquertipo de oposição ao governo;- Falta de eleições ou, quandoocorrem, são manipuladas;- Censura e controle dos meios decomunicação (revistas, jornais,rádio);- Propaganda governamental comoforma de exaltar a figura do líder.Como exemplos de totalitarismo,podemos citar os regimes fascistasque vigoraram em alguns países daEuropa (Itália, Alemanha, Espanhae Portugal) durante as décadas de1930 a 1940.
3. TotalitarismoDe forma bastante simples, podemos definirtotalitarismo como um regime no qual um únicoindivíduo domina todo o Estado, tomando para sitodos os tipos de poderes existentes. Ototalitarismo foi algo presente no contexto dopós-guerra, tendo como suas expressõesmáximas o Nazismo de Adolf Hitler, naAlemanha, o Fascismo de Mussolini, na Itália, eo Stalinismo de Josef Stalin, na União Soviética.A principal característica de um regimetotalitarista é a eliminação de toda e qualqueroposição política. Desta forma, para ostotalitaristas, a existência de múltiplasorganizações partidárias prejudicaria o empenhode toda a nação em direção a um únicocaminho. Por isso, há a adoção de um sistemaunipartidário.
4. No contexto econômico, aintervenção do Estado é algo defácil conclusão. Nesse sentido, ogoverno procurava se enriquecermais e mais, colocando o fatormercado em segundo plano.Assim, o Estado assumia o controlede todos os bens e fontes derecursos existentes por meio daadministração de