Socrates
Direito 1º Período
Disciplina: Filosofia Geral e Jurídica
Semestre: 2014/02
Prof.ª _____________
BITTAR, Eduardo C.B e Almeida, Guilherme Assis de. Sócrates: ética, educação, virtude e obediência. JN: Curso de Filosofia do Direito. 8ª edição. Atlas Editora. São Paulo. 2010. P. 98-110.
Objeto
Reflexão acerca do pensamento filosófico de Sócrates no que tange às questões educacionais, ética, virtude e obediência.
Objetivo
O presente trabalho busca compreender a linha de pensamento Socrático no âmbito das questões éticas e morais que norteiam a sociedade, esse que foi um grande filósofo grego que granjeou inúmeros discípulos entre eles Platão e Xenofontes esses mesmos que relataram os passos do filósofo Sócrates, (...) a lição de vida da ética socrática é já uma lição de justiça (p.109).
Fontes
Uma pesquisa de analise bibliográfica de pensamentos filosóficos, em especial a abordagem do estudo da filosofia e do Direito socrático que se apresenta como uma atitude de permanente procura do saber, aliada a um compromisso com esse mesmo saber... Vasco Magalhães-Vilbena (p.98), René Kraus (p. 98), Calouste Gulbenkian (p.98), Platão (p.99), Hadot (p.101), Eduard Zeller (p.101), Aloyzio Ferraz Pereira (p.107), Cláudio de Cicco (p.108), Hannah Arendt (p.109).
Principais Conceitos
O autor visa apresentar o método maiêutico de Sócrates. Onde se pode discutir qual o significado da justiça e da ética para o mesmo... Podendo analisar que o ensinamento ético do filósofo reside no conhecimento e na felicidade.
Principais Conclusões Sócrates pode ser dito o iniciador da filosofia moral e o inspirador de toda uma corrente de pensamento. Podemos concluir que o conhecimento, para Sócrates, Consiste no próprio interior do homem. Conhecendo-se a si mesmo, pode-se conhecer melhor o mundo (p.100)
Comentários Pessoais
Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Assim levando conhecimento para os