socrates
A vitória grega sobre os persas (479 a.C.) consolidou a democracia em Atenas. A idéia de “homem” passou a se identificar com a de “cidadão da polis”.
A preocupação central da filosofia deixou de ser a relação do homem com a natureza e passou a ser a vida social. “O homem é um animal político”. (Aristóteles).
Sócrates
Ensinava os jovens nas praças públicas a unir sempre o saber ao fazer, a consciência intelectual à consciência prática e moral.
Auto-conhecimento: “Conhece-te a ti mesmo”. Recomendação básica de Sócrates aos seus discípulos. (continua ao lado)
“Só sei que nada sei”: A primeira virtude do sábio é ter consciência da própria ignorância.
Método socrático: Sua filosofia era desenvolvida mediante diálogos críticos, divididos em dois momentos: a) Ironia: do grego = interrogação. Sócrates pela interrogação leva seu discípulo a confessar suas próprias contradições e ignorância; b) Maiêutica: do grego = a arte de trazer à luz. Sócrates ajuda seu discípulo a conceber suas próprias idéias.
Corruptor da juventude? Interessado na prática da virtude e na busca da verdade contrariava os valores dogmáticos da sociedade de Atenas. Por isso foi acusado de corruptor da juventude e de ser injusto com os deuses da cidade.
___________________________________
Sócrates de Atenas (469-399 a.C.)
Sua filosofia era desenvolvida mediante diálogos críticos com seus interlocutores. Esses diálogos podem ser divididos em dois momentos básicos: a ironia e a maiêutica.
A ironia
Na linguagem cotidiana, a palavra ironia tem um significado depreciativo, sarcástico ou de zombaria. Mas não é esse o sentido da ironia grega. No grego, ironia quer dizer “interrogação”. De fato, Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber. O que é o bem? O que é a justiça? E a coragem? E a piedade? São exemplos de algumas perguntas feitas por ele.
No decorrer do diálogo,