Socorros
APOSTILA DE HIGIENE E SOCORROS DE URGÊNCIA INSTRUTORA – 3º SGT BM DIANA Primeiros Socorros É o primeiro atendimento prestado a vítima no local do acidente. Socorrista Pessoa qualificada, portadora de um grau de conhecimento e que preste pronto atendimento a vítima. Funções do Socorrista Manter a vítima viva até a chegada do socorro. Evitar causar o chamado 2º trauma ( não ocasionando outras lesões ou agravando as já existentes ) Parada Respiratória Cessação súbita da Respiração. Como Reconhecer uma Parada Respiratória? Ausência do movimento Respiratório Inconsciência Cianose ( arroxeamento dos lábios e extremidades ) Dilatação das Pupilas Chame o socorro ( 193 ) Delegue funções quando houver pessoas por perto. Como reverter uma Parada Respiratória? 1º PASSO: Desobstruir Vias Aéreas Ajoelhe-se junto a vítima, na altura do ombro. Ponha uma mão na testa e a outra sob o queixo da vítima ( Ou elevação modificada ). Atentar para objetos que possam estar obstruindo a passagem do ar ( próteses, dente solto, balas, chicletes e etc )
PRESTE MUITA ATENÇÃO Se você tiver certeza que a vítima está inconsciente e o objeto estiver visível tente removê-lo. Caso a vítima esteja consciente nunca introduza o dedo em sua boca. SUFOCAMENTO Vítima com dificuldade Respiratória devido a um corpo estranho obstruindo suas vias aéreas. Manobra de HEIMLICH Vítimas Conscientes ( após tentar tossir )
Mão acima do umbigo e abaixo do limite das costelas
Vítimas Inconscientes
CONTRA INDICAÇÃO Pessoas obesas Mulheres grávidas Crianças menores de 1 ano Desobstrução Respiratória em Crianças Coloque a criança com a cabeça em posição mais baixa que o corpo e dê 5 tapas nas costas. Caso não seja efetiva, gire a vítima de frente e tente 5 compressões torácicas ( com o dedo indicador ).
Após desobstruir Vias Aéreas Esse paciente respira?
SIM → ótimo vamos esperar o Socorro NÃO →